quinta-feira, 10 de maio de 2007

Campanha contra turismo sexual

Revista lança campanha contra turismo sexual
A revista Marie Claire lançou em sua edição um movimento de repúdio ao turismo sexual. A campanha tem o apoio da Frente Parlamentar pelos Direitos da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional - coordenada pela senadora Patrícia Saboya, no Senado, e pela deputada Maria do Rosário, na Câmara Federal - e do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes - coordenado por Neide Castanha.


A revista traz uma ampla reportagem sobre o turismo sexual no Brasil e convoca os leitores e leitoras a participarem da campanha. O objetivo da iniciativa é pressionar as autoridades para que tomem medidas concretas contra esse tipo de turismo. Quem quiser participar da campanha, deve enviar uma carta-manifesto para o e-mail mailto:campanhamarieclaire@edglobo.com.br, com nome, RG, e-mail e cidade onde mora. As cartas recebidas serão encaminhadas ao governo no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Veja o manifesto sugerido pela revista.

TURISMO SEXUAL: VAMOS ACABAR COM ESSA VERGONHA
Venho por meio desta carta manifestar o meu repúdio ao turismo sexual no Brasil. Quero que turistas estrangeiros venham ao país para conhecer nossas belas paisagens, e não em busca de sexo. Essa situação vergonhosa infelizmente movimenta um esquema criminoso de exploração sexual de crianças e adolescentes. Isso precisa acabar. É necessário que as autoridades tomem medidas concretas contra esse tipo de turismo, como:

1. Traçar um plano de ação para localizar os principais focos nacionais do turismo sexual
2. Estimular a sociedade a denunciar situações de exploração sexual por meio do disque-denúncia 100
3. Encorajar a indústria do turismo a assinar o Código de Conduta do Turismo Contra Exploração Sexual Infanto-Juvenil
4. Certificar-se de que as fronteiras e os aeroportos oficiais reportem casos suspeitos
5. Aumentar a punição aos abusadores
6. Dar assistência imediata às vítimas de exploração sexual
7. Distribuir folhetos educativos aos turistas com informações sobre violência e exploração sexual

0 comentários: