sexta-feira, 25 de maio de 2007

Mulheres iranianas usam internet para discutir tabus

Alfred Hermida

A internet está se mostrando um canal para que as mulheres iranianas conversem sobre assuntos tabus como sexo e namorados.
Somente nos últimos meses houve um salto no número de blogs persas, abrindo uma janela para dentro de uma sociedade fechada como a iraniana.
Blogs são jornais eletrônicos feitos por amadores, às vezes por especialistas num determinado assunto ou simplesmente por pessoas interessadas.
"Eu podia falar livre e francamente sobre coisas que eu nunca consegui falar em outros lugares, sobre assuntos que eram proibidos", disse uma das primeiras mulheres a começar um blog no Irã.


Liberdade de expressão

"Pela primeira vez na história recente do Irã, as mulheres podem se expressar livremente, mesmo que não usem seus nomes verdadeiros", afirmou Derakhshan.
Uma mulher iraniana, que não quis revelar seu nome, fez um diário online que serviu como um fórum para que as mulheres compartilhassem seus medos e aspirações.
"As mulheres iranianas não podem falar abertamente porque na nossa cultura há alguns tabus para as mulheres, como falar sobre sexo ou o direito de escolher o próprio parceiro", contou.
"Eu tive a oportunidade de falar sobre esses assuntos e dividir minha experiência com outras pessoas", afirmou.A resposta foi majoritariamente positiva.
"Eu recebi vários e-mails de homens e eles me disseram que eles mudaram sua atitude em relação às mulheres."
"Também recebi algumas mensagens de pessoas dizendo que eu estava desrespeitando a imagem da mulher iraniana e alguns até me ofenderam. Mas as respostas negativas são poucas comparadas com as positivas", garante.


http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/020617_irandb.shtml

0 comentários: