quinta-feira, 3 de maio de 2007

A razão e o Coração


Vale a pena entender o coração

Você não sabe lidar com suas emoções? Não tem a menor noção de como aproveitar melhor a vida utilizando equilibradamente razão e emoção? Não sabe amar de todo coração? Tem dificuldade de mostrar-se como realmente é, principalmente a si mesmo?
Olá!O coração ainda é muito pouco conhecido. Sabemos que esse órgão pesa 300 gramas; bate 40 milhões vezes por ano ou 3 bilhões vezes na vida; bombeia 5 milhões de litros de sangue para o corpo. Simbolicamente associamos o coração ao amor (“meu C é seu”), união (“bem junto do meu C”), acolhimento (“C de mãe sempre cabe mais um”), comprometimento (“do fundo do meu C”), carinho (“querido do meu C”), angústia (“meu C está apertado”), disponibilidade (“que C tão grande!”), solidão (“meu C está vazio”), medo (“meu C está pequenino”), dor (“partiram meu C”).

Essas associações só ocorrem porque ouvimos o coração, que também tem a capacidade de mostrar como estão nossos sentimentos. Mas existem pessoas que não conseguem ouvir a voz do coração. Motivos? Necessidade de controlar as emoções, medo de mostrar-se, receio de parecer bobo ou infantil, ausência de humildade, introspecção.
Como nosso corpo é um perfeito mecanismo, qualquer parte afetada causa desequilíbrio. Assim, um coração afetado provoca não apenas incômodos psicológicos e emocionais como físicos. É chamado “somatização” quando nosso físico reflete doenças do coração e da mente.
Hoje duvidamos dos médicos que nos segmentam. Queremos ser vistos como seres integrais, totais. E, por algum motivo somos os primeiros a fazer essa dissociação, quando, por exemplo valorizamos apenas a “razão” em detrimento da “emoção”, e vice-versa.
Optamos por não viver bons momentos da vida, deixamos de aprender inúmeras lições não apenas porque ninguém nos ensinou a lidar com o coração mas, principalmente, por resistirmos a aprender.
Você não sabe lidar com suas emoções? Não tem a menor noção de como aproveitar melhor a vida utilizando equilibradamente razão e emoção? Não sabe amar de todo coração? Tem dificuldade de mostrar-se como realmente é, principalmente a si mesmo?
Então, eis uma “novidade”: tudo isso pode ser aprendido. Se você está disposto a ser uma pessoa mais feliz, inteira; quer permitir que seu organismo físico mantenha-se saudável e seu organismo emocional / psicológico aproveite as vivências integralmente, saiba que seu momento chegou.
O primeiro passo você já deu: admitir que é preciso bem utilizar o coração. Observe-se, avalie suas reações diante das mais diferentes situações. Quando seu coração apertar, eis o momento de refletir. Aos poucos, com auto-observação, empenho e disciplina, você vai se descobrir.
É fácil? Ninguém disse isso. É impossível? Nem tanto assim.
Abraços, paz profunda e Feliz Coração Novo a você!

0 comentários: