sábado, 11 de outubro de 2008

Cansei da minha profissão!


Imagine uma coisa bem saudavel que vc gosta muito de comer!! Hummmm delicia heim!
Agora vamos imaginar que você coma isso todos os dias, chegará um momento em que você nao vai mais aguentar ver na tua frente, mesmo sabendo que o alimento é saudavel.
Pois então, é exatamente assim que estou me sentindo na "Educação".
Não aguento mais trabalhar num sistema educacional falido, totalmente inadequado e ultrapassado e numa sociedade que também parece não se preocupar mais com a educação.
E juntando tambem com a desvalorização social da profissão que tem se agravado muito e a cada dia marca fortemente a degradação da nossa imagem.
Eu gosto muito da profissão, mas esta cada vez mais difícil conseguir encontrar argumentos positivos para colocar no prato "sim" da balança em contraponto aos sucessivos e rudes golpes que a profissão tem vindo a sofrer e que a fazem inclinar para o prato do "não". Infelizmente o meu tempo ja se esgotou e nao quero mais ficar simplesmente empurrando com a barriga colaborando cada vez mais com o insucesso escolar dos alunos.
Está mais que claro que o único caminho para a progresso do país reside na educação, mas será que um dia os governantes vão passar por cima de seus interesses mesquinhos e egoistas e realmente pensar na população?
Sinceramente não sei, mas gostaria de viver o bastante para ver esse dia !
Em fim, só sei que esperei demais e nada aconteceu e/ou esta acontecendo... cheguei na gosta d'agua mesmo!
Não é brincadeira trabalhar tantos anos sem um plano de carreira...e ser obrigada a ficar esperando por aquela ridicula aposentadoria...
Meu Deus... como demorei pra tentar sair dessa!
E quer saber mais, são 16 anos trabalhados no estado que talvez eu venha a perder(nao conheço nada de leis dessas coisas) mas nao estou nem ai pra esta porcaria de aposentadoria!
Eu quero mesmo é trabalhar naquilo que eu gosto, que me é prazeroso e que me traga beneficios.
Quero recomeçar do zero mesmo.. se possivel me ingressar numa outra universidade!
Ainda estou pensando muito... talvez abrir uma consultoria.. nao sei exatamente o que ainda.
Só sei que preciso pensar rápido mesmo, pois afinal tenho dois filhos que ainda dependem de mim e tenho as minhas contas pra pagar.
E se por acaso alguem tiver uma proposta interessante para ambas as partes entre em contato (rsssss.. ja tenho que começar a divulgar meu marketing pessoal)
Mas por favor, nada relacionado diretamente a "educação" se não vou enfartar!

Obs: Será que isso acontece com algumas pessoas em relação a profissão? As vezes penso que estou ficando doida...rss

Abraços

Sandra Cantii

8 comentários:

Victor S. Gomez - Valença - RJ disse...

É difícil lidar com esse tipo de situação, assistir ao que está acontecendo e não dizer nada. O governo tem de olhar mais para a educação, pois é ela que molda nossas crianças. Sem educação não somos nada. Abraços

Paulo Pinto Pereira disse...

Oi, Sandra! Este é o quarto artigo teu que estou comentando hoje! Você vicia?
Deixando a brincadeira de lado, isto que está ocorrendo com você é normal. Há momentos em que olhamos para fora de nós e observamos quanta coisa viva e diferente que poderia nos trazer mais alegrias do que aquelas que rotineiramente vivenciamos. O fato é que, tudo, sem exceção, atinge seu momento de excesso e daí, nossa revolta. Então, seguindo essa regrinha, mesmo que tua vida fosse de viagens e badalações, chegaria o momento do excesso. Particularmente, procuro desenvolver outras atividades que superem aquele descontentamento, enquanto avanço até o momento de mudar sem que haja nenhum trauma!
Minha vó sempre dizia: Não fique chupando esse limão azêdo, menino! Faça uma limonada!
Abraços!

Unknown disse...

Oi Paulo, que bom então que gostou dos meus artigos..rssss
Mas como citou..."O fato é que, tudo, sem exceção, atinge seu momento de excesso e daí, nossa revolta." é exatamente isso!
Não da mais mesmo, isso ja esta me incomodando a muito tempo e agora como ja disse a gota d'agua.
Mas é ruim quando ja estamos numa idade para desafios, é um risco muito grande mas que eu quero paragar pra ver... entende?
Estou para o tudo ou nada!
Obrigada pelo comentário.
Um beijao

Unknown disse...

Victor, o governo não olha pra nada não menino...
O que eu nao posso é ficar aqui sentada na praça dando milhos aos pombos (Saul Seixas).
Eu ja deixei de acreditar na educação ja faz tempo.. e como a educação nao muda então sou eu que tenho que mudar..rss
Abraços meu anjo
Sanddra

Alcione Torres disse...

Sandra

Que barra, viu! O pior é que vejo isso sempre. Muitos professores se desgostam e saem da sala de aula. Agora, pior é aquele que se desgosta e continua, só que fazendo um trabalho sofrível! Não é justo.
Quanto à sua pergunta final, se você está ficando doida (rsrsrs), não é só com você que isso acontece. Existem até estudos e teorias sobre o assunto. Huberman trata desse assunto. Dá uma olhada na minha dissertação de mestrado, nas páginas 29 e 30.
http://www.4shared.com/file/34237907/2d30eccb/Dissertao_Alcione.html?dirPwdVerified=2a9f462b
Espero que você consiga resolver seus problemas e que seja feliz, fazendo o que gosta, dentro ou fora da educação.
Abraços.

Unknown disse...

Poxa Alcione que bom que vc me entende..rsss
ja fiquei mais animada e nao me sinto tão doida...rss
Vou entrar no site e vou ler sim.. com certeza me ajudar em minhas decisões.
Muito borigada amiga
Abraços
Sandra

Anônimo disse...

O Pior de tudo é saber que pouco ou mesmo nada podemos fazer além de "Sentar e Chorar"...
Abraços....

Anônimo disse...

Grande desabafo Sandra

Realmente em todas as áreas deveríamos ter o devido reconhecimento pelo nosso trabalho, e principalmente aquele que escolhemos porque gostamos e o fazemos honestamente. Quando esta profissão é uma base para a formação do cidadão e desde muito os governos fazem pouco caso, realmente tudo passa a ser muito "broxante", e o desânimo é uma consequência até normal. Nestes casos qualquer conselho é irrelevante, neste momento você tem que procurar o melhor caminho.