sábado, 8 de novembro de 2008

Elas lêem mais

As mulheres lêem mais do que os homens.

A conclusão é da pesquisa Retratos da Leitura, encomendada pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope. As mulheres lêem 5,3 livros por ano, contra 4,1 lidos pelos homens, dado abaixo da média nacional - de 4,7 livros por ano. Além disso, elas são maioria em quase todos os gêneros de leitura, enquanto os homens são mais interessados em história, política e ciências sociais.
No ranking dos leitores mais ativos, as mulheres perdem somente para as crianças, que atingem a excelente marca de 8,6 livros por ano na faixa dos 11 a 13 anos. A explicação para o fato é a fase escolar, que não só estimula como também cobra a leitura. A maioria dos adultos acaba se distanciando do hábito de ler, buscando os livros quando há a necessidade de obter conhecimento.

Dados nacionais
De acordo com o levantamento, a Região Sul detém o maior índice nacional, com 5,5 livros. A estimativa aumenta de acordo com a escolaridade. Entre os que têm formação superior, o número é de 8,3 livros por ano, enquanto para quem cursou até a 4ª série, a média é de 3,7.

A pesquisa mostra que 55% dos entrevistados afirmaram ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses, o equivalente a 95 milhões de pessoas. A média nacional de 4,7 livros por ano é o dobro do registrado há oito anos.

Resultado ainda não é o ideal
Apesar da evolução do número de leitores, os dados do levantamento ainda mostram a necessidade de estimular a leitura. 45% dos participantes da pesquisa foram classificados como não-leitores, sendo eles, na maioria, integrantes da classe D, com renda familiar de um a dois salários-mínimos.

Entre os principais motivos alegados por essas pessoas estão a falta de tempo para ler (29%), o analfabetismo (28%) e a falta de interesse (27%). Outro dado preocupante: 7% dos entrevistados afirmaram que não entendem o que lêem

fonte:DNAmulher

0 comentários: