sábado, 26 de setembro de 2009

A importância das roupas e da boa aparência

As roupas têm funções que vão além da boa apresentação ou do mero embelezamento do corpo. Longe de ser um meio para canalizar leviandades, encerram em si a capacidade de seleção, competência, personalidade, equilíbrio, maturidade e mais um monte de coisas sobre quem as usa.

Vestir-se adequadamente, mesmo na intimidade, revela domínio próprio e da situação, além de assegurar a quem olha o equilíbrio estético. Mas mesmo assim, muitas de nós insistem em manter-se à margem desta opção, com a desculpa de que investir num guarda roupa apropriado é coisa para quem tem muito dinheiro e pouco para fazer.

O mesmo deve ser dito sobre a aparência: a falta de preocupação para buscar melhorar o que se mostra do corpo é, na maior parte das vezes, uma opção fácil para o desleixo ou para a falta de tempo.

Mas ambos os caminhos, o desprezo pelo vestuário e a despreocupação para com a aparência, são venenos cruéis para a boa imagem. Não deixo de me perguntar o que pode justificar a aparência desleixada, senão instabilidade emocional de quem assim se apresenta. Mostrar-se corretamente vestido não é o mesmo que gastar rios de dinheiro em roupas e manter uma boa aparência é diferente de ser narcisista ou egocentrado.

Apresentar-se corretamente, vestido e na aparência, só exige um esforço realmente grande: bom senso para planejar o que e o quanto se quer e pode mostrar e fazer um exercício para adequar esse resultado ao que se dispõe de verba, amor próprio e de tempo.

Dicas para parecer bem sem gastar muita grana

- Sabonetes, banhos, desodorantes e perfumes são bons investimentos para o olfato de quem está próximo. Se combinados com a hora do dia e situação, os perfumes só colaboram para a boa imagem.

- Xampus de boa qualidade, cabelos bem tingidos, tratados e cortados não custam caro e dependem muito mais da higiene e cuidado pessoal.

- Unhas e pés devem ser feitos todas as semanas. Nada mais feio do que esmaltes descascados e cutículas e unhas sem trato.

- Roupas devem ser escolhidas a partir de um planejamento. Comprar sem razão é gastar dinheiro sem precisar. Existem roupas para cada situação, hora e local; tomar esses cuidados é indispensável.

- Os profissionais devem entender que existem roupas para trabalhar e para o lazer. Uma é diferente da outra. A má aparência acontece quando se mistura as coisas.

Fonte: Ig delas

0 comentários: