domingo, 29 de novembro de 2009

Quando vale a pena dar uma segunda chance?

De 2004 para 2008, o índice de divórcios cresceu e o de separações (afastamento do casal sem registro legal) diminuiu. A desburocratização do processo de divórcio facilita a vida do homem ou da mulher que acha que a relação acabou, mas é criticada por oferecer o fim definitivo com rapidez – e diminuir, assim, a possibilidade de reconciliação.

Como saber, então, se vale a pena investir em um recomeço ou partir para outra?

Segundo a psicóloga e terapeuta de casais Carmen Lúcia, a falta de diálogo leva a má compreensão do outro. Ela explica que, depois da empolgação inicial, a personalidade de cada um vem à tona. “Neste período, os traumas antigos aparecem e os problemas começam a se acumular”. Carmem fala que é muito comum que as pessoas joguem suas frustrações em cima do cônjuge e tenham dificuldades de se comunicar.

A psicóloga explica que muitos dos casais que ela atende se gostam muito, mas que não têm ideia do que é conviver junto. Não trazer problemas e inseguranças do passado para o relacionamento atual é para poucos, mas é um exercício que precisa ser feito diariamente.

“Estresse, falta de tolerância e de paciência podem sim ter volta”, avalia. No entanto, ela alerta que há um limite: “Nem a mulher, nem o homem jamais podem aceitar agressões físicas e verbais. Determinados problemas requerem uma ajuda profissional, ou podem desencadear feridas difíceis de serem fechadas”, explica.

Fonte:Ig delas

0 comentários: