quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mitos de separação


Psicologa desmistifica aqueles cliches comuns a todos que passam por um rompimento



Só um novo amor cura as feridas deixadas por uma relação que acaba. Afinal, a fila anda. Por isso, não vale a pena derramar rios de lágrimas. Mas é preciso ficar sozinho por um tempo. Seis meses de luto, pelo menos. Para fortalecer a autoestima e, então, sacodir a poeira e dar provas - vivas - de que a volta por cima, de fato, aconteceu. Quem já passou por um fim de relacionamento - há quem ainda não tenha experimentado? - sabe bem o que está escrito acima.


Mas até que ponto o roteiro das separações se aplica a todos?

Segundo a psicóloga Onete Ramos Santiago, autora de "Ah, o amor", é preciso relativizar os cliches. Ela analisa - desmistifica - seis situações, frases e conselhos, desses que circulam fácil entre amigos, parentes e pela internet.


Quem separa precisa ficar sozinho por um tempo?

Depende da situação. Como explica Onete, existem pessoas que, ao se separar, têm a consciência de que já esgotaram todas as possibilidades de salvar a relação. Por isso, saem sem culpa do relacionamento. Sabem que fizeram o possível. "Quando o indivíduo sai em paz da relação, é possível que esteja mais preparado para a vida e para uma nova relação", completa a psicóloga. Em contrapartida, quando existe culpa, sensação de rejeição, de abandono, frustração pelo fim de um projeto a dois, a história é outra. Nesses casos, um tempo sozinho será importante para a pessoa elaborar tudo o que aconteceu, colocar as emoções em ordem e se reencontrar.Estabilizada emocionalmente, ela estará pronta para investir em um outro relacionamento.


Vai passar?

Saudavelmente tem que passar, responde Onete, embora não queira determinar o tempo. "Cada caso é um caso e cada história é única. O tempo varia muito", afirma. Não vale a pena ficar triste! Segundo Onete, é absolutamente normal ficar triste durante um tempo. "Permita se deprimir, pensar sobre o que aconteceu, elaborar o rompimento. É importante que cada um siga seu ritmo e seu tempo. Não se force a fazer o que não tem vontade. Aos poucos, você vai encontrar o seu eixo, o seu caminho", conclui a psicóloga.


Casal que se separa uma vez, separa duas.

Isso não é uma regra. A separação é benéfica, em alguns casos, para haver uma revalorização do outro. De acordo com Onete, alguns casais voltam melhores e mais apaixonadas depois de um afastamento. Já outros, ao voltar, percebem que realmente não conseguem ficar juntos e optam novamente pela separação. "Casais voltam quando ainda têm algo a cumprir. É possível o casal se ajustar depois da separação. Já outros enxergam que realmente não dá", observa a especialista.


Homem não termina relação.

Há um pouco de verdade neste "mito". Conforme diz Onete, os homens são mais práticos, objetivos. Por isso, empurram mais com a barriga uma situação insatisfatória. "A decisão do rompimento, na maioria das vezes, ainda vêm da mulher", opina a psicóloga. Em contrapartida, quando eles decidem romper, é para valer. Já elas, em alguns casos, titubeiam e voltam atrás na decisão.


Para curar um amor, só outro.

Não é regra, mas existe verdade nesta afirmação também. "Conheço casos em que um parceiro só se desligou do outro realmente quando conheceu outra pessoa", diz Onete.


Fonte..Mais de 50

0 comentários: