quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vantagens da idade

Pessoas mais velhas sofrem menos com a solidão que os mais jovens, diz estudo.

Como já dizia Vinícius de Moraes, solidão é coisa de gente que não ama, se fecha e se recusa a participar da vida humana. Os versos do poetinha são certeiros. E, ao contrário do que você pode imaginar, em meio a novas e tecnologias e relações virtuais, não é a meia idade que vive solitária. Segundo um estudo realizado no Reino Unido, isso é coisa de gente jovem, isolada entre mouses e teclado. A idade, pelo visto, traz vantagens que a gente desconhece. Especialista brasileiro diz que o tempo torna pessoas mais sociáveis.

Para os pesquisadores, apesar das novas tecnologias como as redes sociais e celulares aproximarem as pessoas, elas podem contribuir significativamente para o isolamento. Quase um terço dos jovens entrevistados disseram passar mais tempo se comunicando com a família online do que pessoalmente.

O poeta já disse, e o pesquisador assina embaixo: a melhor maneira de fugir da solidão é exercitando o afeto e estreitando as relações humanas. “O encontro presencial é um estímulo à socialização, e os benefícios que ele traz já são percebidos no momento da expectativa desse encontro, causando ânimo, vitalidade e disposição. Durante o encontro, dois seres humanos se abraçam, se tocam, estimulando áreas do cérebro que liberam hormônios que dão a sensação de prazer. O importante é estar aberto e disposto a viver esse processo de integração com a sociedade. Não se sentir só se traduz em qualidade de vida e, consequentemente, em longevidade”, finaliza ele.


Fonte:Mais de 50

0 comentários: