segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A perigosa "barriga de chope" da mulher

A pressão alta é um mal silencioso. Uma pesquisa publicada no mês passado no Arquivo Brasileiro de Cardiologia mostra que, em mulheres, ela pode ser denunciada pela barriguinha.

Um levantamento feito pelas universidades Estadual e Federal de Londrina investigou quais são os sinais associados aos hipertensos que podem revelar se a pessoa convive com índices superiores aos recomendados (e saudáveis) 12 por 8. Foram 378 entrevistados com pressão alta e, entre as mulheres do grupo, mais 80,5% tinham a circunferência abdominal superior a 80 centímetros, considerada elevada.

Este fator de risco foi muito mais presente no sexo feminino do que no masculino, pois entre os homens hipertensos de mesma faixa etária 30,2% tinham circunferência elevada, uma diferença comparativa de 2,48 vezes (para fazer a medição, é necessário colocar a fita métrica a partir do umbigo e dar a volta em toda a barriga).

Aviso

Saber que a “barriguinha de chope" pode ser um aviso de que a pressão da mulher está fora de controle pode ajudar o sexo feminino a ficar atento a um sinal de uma doença que nem sempre avisa sobre sua presença.

A boa notícia é que o mesmo segredo que “elimina” a barriguinha, também é capaz de vencer a hipertensão. Dieta saudável atrelada a exercícios físicos funciona para os dois problemas.


Fonte:Ig Delas

1 comentários:

Principe Encantado disse...

Pronto esta ai a solução, milagrosa.
Abraços forte