terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Rodelas de pepino combatem olheiras?

As rodelas de pepino suavizam o tom arroxeado na pele abaixo dos olhos, mas não fazem com que as olheiras sumam para sempre.

Isso acontece porque a temperatura fria do fruto provoca a contração dos vasos sangüíneos no local da aplicação, abrandando o escuro da pele. O mesmo efeito pode ser obtido com as famosas compressas frias de chá de camomila ou com chumaços de algodão embebidos em água boricada gelada. “As olheiras são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele, somada a uma vasodilatação local.

Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, o conjunto de vasinhos acaba se evidenciando”, afirma a dermatologista paulista Ana Lúcia Recio. Muitas pessoas têm predisposição genética para desenvolver olheiras. “Quando ela faz parte da constituição do indivíduo, é impossível acabar de vez com o problema”, diz a dermatologista Sílvia Marcondes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo a especialista, existem cremes clareadores e peelings elaborados por médicos que podem atenuar as manchas e até um tratamento feito com laser. Mas há alguns riscos, já que podem surgir manchas brancas onde antes havia olheiras. Estresse, noites mal dormidas, cansaço e fome são fatores que podem acentuar as manchas. As pessoas mais velhas, no entanto, têm maior propensão às olheiras, em função da flacidez da pele.

Fonte: REvista Vida Simples

0 comentários: