terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Manutenção dos sapatos (tirar o cheiro de chulé)

Sapatos em geral: para tirar o cheiro de chulé ou de sapato mesmo, vaporize um pouco de água com vinagre, em proporções iguais.

Sapato de couro claro: tirar mancha com um pano umedecido com gasolina. Nada como uma clara de ovo batida em neve para limpar o couro claro. Se esfregar com um pano de lã, o resultado é espetacular.

Sapato de couro escuro: esfregar com a parte interna de uma casca de banana.

Sapato molhado: para secar os sapatos sem deformá-los, encha com folhas de jornal amassado, se necessário troque o papel.

Sapato envernizado: limpá-los com leite frio e suco de limão.

Tênis branco: se você já tiver tentado de tudo para tirar as manchas, dê uma maquiada com corretor branco (sim, aquele que utilizamos no escritório).

Couro endurecido: passar um pouco de petróleo e deixar longe de uma fonte de calor.

Manutenção do couro colorido: salpique um pouco de talco sobre uma flanela, esfregue bem, passe cera de abelha, deixe secar e depois esfregue para dar brilho.

Manutenção do couro em geral: para poltronas ou outros objetos em couro, faça uma mistura de óleo de linho e vinagre de álcool.

Sapato barulhento: se você tiver aquele sapato que vai anunciando a sua chegada, coloque as solas em uma bacia com um pouco de óleo de linho, deixe por umas 12 horas, escorra e seque.

Couro mofado: primeiro escove bem e esfregue as manchas com vaselina ou glicerina. Passe a flanela.

Couro que desbota: se aquele sapato mancha todas as suas meias, esfregue com álcool.

Manchas de gordura: a melhor solução é fazer um mistura de álcool com giz. Aplique sobre a mancha, deixe secar, retire a pasta e esfregue com uma flanela.

Tirar manchas da camurça: esfregue um pouco de miolo de pão fresco. Se a mancha for de gordura, esfregue com um algodão molhado com éter.

Fonte : Bolsa de Mulher

0 comentários: