sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A cor dos seus cabelos

A nova onda é assumir os fios brancos. Além de bonitos saiba como mante-los saudáveis!

Os fios brancos sempre causam uma pequena revolução na cabeça de quem quer que seja. Tem gente que quase chora, tem gente que vai direto ao cabeleireiro, e tinge, tem gente que ri, e assume. Esse último grupo ganha cada vez mais adeptos entre as mulheres
. E os fashionistas de plantão garantem que os cabelos brancos são a nova onda: desde que bem cuidados, além de feminilidade, são sinal de elegância e poder. E de velhice bem aceita, por que não?

A hair stylist Sandra Werneck especializada em tinturas e cortes diz cada vez mais atender a mulheres que desistiram da tintura, e colocaram os fios brancos em prática. “É muito cansativo para a mulher ter que colorir os fios brancos quando, de fato, eles começam a aparecer e tomam conta do couro cabeludo. Muitas vezes a manutenção deve ser feita toda semana, quando os fios brancos atingem de 70% a 80% dos cabelos”, exemplifica.

O que define a cor dos cabelos é a quantidade e o tipo de melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele - contida nos fios. "A melanina é encontrada sob diversas formas. Cabelos pretos e castanhos contêm eumelanina, um pigmento escuro. Ruivos e louros têm um pigmento brilhante chamado feomelanina. Mas é possível, e comum até, ter a mistura desses dois pigmentos. Já os cabelos grisalhos contêm uma pequena porção de melanina, enquanto que cabelos brancos, nenhuma", explica a
dermatologista Valcinir Beldin, da Sociedade Brasileira para estudos do cabelo.

Olhe para os cabelos dos membros da sua família, pois a genética pesa. Os cabelos brancos podem aparecer cedo, por volta dos 30 a 40 anos, naqueles que têm a pele branca, e entre os 40 e os anos, nos negros. É quando ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina . "A morte desta célula, o melanócito, é programada. Portanto, a hora em que os fios começam a perder a cor é determinada geneticamente", afirma Beldin.

Tingir exige disciplina, manter a cabeleira branca e saudável também requer esforço, pois existe uma tendência natural dos fios se tornarem amarelados. Segundo Sandra Werneck, já existem no mercado produtos específicos para esse tipo de fio. "Esses produtos ajudam realçar a cor prata dos fios brancos, remover o amarelo dos grisalhos e neutralizar o amarelo do descolorido. Eu recomendo também os produtos à base de infusão de limão, óleo de coco e algas marinhas, que ajudam a restaurar a cor, além de fortalecer e amaciar os fios", diz a hair stylist .

Embelezar é preciso, mas tratar é ainda mais importante, defende Beldin. Ou seja, quem assume os fios brancos tem grande preocupação em mantê-los bonitos. Mas é preciso, fundamentalmente, mantê-los saudáveis. "Além do uso de xampus e cremes adequados, é preciso estimular o couro cabeludo. Sempre oriento minhas pacientes a praticarem a ginástica capilar para irrigação contínua, o que aumenta a nutrição celular. Outra técnica com bons resultados é a laserterapia, que garante a oxigenação das células", explica a dermatologista.

Fonte:Maisde50

2 comentários:

Faby disse...

AMEI SEU BLOG VIU

Penélope disse...

Passando para conhecer suas páginas.
Gostei muito das suas postagens.
Um abraço