quinta-feira, 10 de maio de 2007

Por que as mulheres traem?

No coração feminino, trair tem mais a ver com a dor e a mágoa do que com o prazer. É o que revelam a mais profunda pesquisa sobre infidelidade já realizada no Brasil e a enquete respondida por 6.975 leitoras de Marie Claire.
Por Mariana Viktor*


INFIDELIDADE - As diferenças entre homens e mulheres

Homens

Quando falam de suas traições, eles culpam a "natureza masculina".
Eles querem um casamento com compreensão.
Eles tendem a exagerar o número de parceiros sexuais.
Eles são educados para olhar de forma diferente a mulher da casa da mulher da rua, a esposa e a mulher do prazer.

Mulheres

Elas culpam os maridos e suas inúmeras falhas.
Elas querem amor, romance, glamour, sexo, dinheiro, amizade, cumplicidade, atenção, carinho... TUDO no mesmo homem!
Elas tendem a diminuir.
Elas querem integrar TUDO em um homem só.

Se no passado eram os homens que traíam intensamente, hoje a infidelidade feminina é apontada como um dos principais conflitos dos relacionamentos amorosos no Brasil. É o que revela a pesquisa da antropóloga e professora da UFRJ Mirian Goldenberg, autora do livro 'Infiel: Notas de uma Antropóloga' (Ed. Record). Baseada em entrevistas feitas ao longo de sete anos, ela mostra números inquietantes. Num total de 1.279 entrevistados de classe média do Rio de Janeiro, 47% das mulheres e 60% dos homens afirmaram que traíram seus parceiros. E 41% das mulheres e 32% dos homens declararam que foram traídos. Mesmo assim, poucos defendem o casamento aberto. A maioria continua adepta da monogamia.

A pesquisa detecta um comportamento surpreendente: enquanto os homens dizem que são poligâmicos por natureza e que trair é questão de instinto, a maioria das mulheres responde que foi infiel por falta de amor do marido, insatisfação e crise no relacionamento. Depois da traição, a maior dificuldade da mulher não é o sentimento de culpa, mas a sensação de estar dividida entre dois amores. Elas sofrem porque querem tudo num homem só: amor, sexo, companheirismo, amizade. Traem na esperança de suprir as faltas do casamento ou para se vingar da traição masculina. A maioria das mulheres não conta que traiu -elas são mais discretas que os homens. Aquelas que confessam a infidelidade fazem isso para tentar resolver essa divisão entre dois amores. Falar é uma tentativa de integrar os dois, mesmo que isso desencadeie uma crise. Quanto aos homens, eles preferem não saber se a parceira tem outro. Eles não abrem e-mails das companheiras, não vasculham suas bolsas. Elas procuram... e acham. Toda traição provoca uma crise profunda no casamento. Os que não se separam têm dificuldade para voltar a confiar no parceiro ou parceira.

0 comentários: