quinta-feira, 3 de maio de 2007

Por que os homens não choram?


Os homens só têm "autorização" para chorar em circunstâncias especiais: quando sofrem uma grande perda, como a morte de um ente querido, diante de uma catástrofe como um atentado ou uma guerra, por um acontecimento esportivo, ou devido a um grande acontecimento familiar, como o casamento de um filho ou o nascimento do primeiro neto.
Isso é aceito como algo normal, parte da natureza masculina. Mas o problema é que muitos homens não apenas têm grandes dificuldades com as lágrimas, mas também com a expressão de seus sentimentos e emoções em geral. O temor, a compaixão e a ternura são um desafio para aqueles que têm uma emotividade rasa.
Segundo as últimas pesquisas, o fato de que muitos homens pareçam ter o "coração de gelo" não se deve somente ao fato de terem assumido um modelo social que atrofia-os emocionalmente, lhes ensina desde pequenos a não exteriorizar sua dor e a se agüentar, em nome de uma suposta força. A incapacidade de identificar e verbalizar emoções também pode ter uma dimensão patológica. É chamada alexitimia, uma alteração que se estima que afete uma em cada sete pessoas, e que atinge uma proporção mais elevada na população masculina que na feminina.

4 comentários: