quinta-feira, 3 de maio de 2007

Por que os homens não choram?


Os homens só têm "autorização" para chorar em circunstâncias especiais: quando sofrem uma grande perda, como a morte de um ente querido, diante de uma catástrofe como um atentado ou uma guerra, por um acontecimento esportivo, ou devido a um grande acontecimento familiar, como o casamento de um filho ou o nascimento do primeiro neto.
Isso é aceito como algo normal, parte da natureza masculina. Mas o problema é que muitos homens não apenas têm grandes dificuldades com as lágrimas, mas também com a expressão de seus sentimentos e emoções em geral. O temor, a compaixão e a ternura são um desafio para aqueles que têm uma emotividade rasa.
Segundo as últimas pesquisas, o fato de que muitos homens pareçam ter o "coração de gelo" não se deve somente ao fato de terem assumido um modelo social que atrofia-os emocionalmente, lhes ensina desde pequenos a não exteriorizar sua dor e a se agüentar, em nome de uma suposta força. A incapacidade de identificar e verbalizar emoções também pode ter uma dimensão patológica. É chamada alexitimia, uma alteração que se estima que afete uma em cada sete pessoas, e que atinge uma proporção mais elevada na população masculina que na feminina.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não choram ??? ora se não choram !!!
Ainda há dias chorei frente ao computador, quando por acaso dei com um vídeo de uma Homenagem Pública a um colega meu que não vejo há mais de 20 anos e de quem não sabia o paradeiro.
E, acredita Sandra, que nem conseguia ver bem o monitor enquanto escrevi o meu comentário.
Bjs
Jorge

Liverig disse...

Buááááaááááááá...

Chorar sem motivo também não dá...

Afinal, homem não chora!

Beth Cruz disse...

Claro que choram. Alguns choram escondidos, pois se acham muito machos para poderem pagarem esse mico, rsrsrsssssssssss
Homens e mulheres são iguais, o que acontece que alguns ainda trazem a imposição cultural de que homens não devem chorar.
Ficou muito legal esse post, parabéns
Beijo

TONY disse...

SNIF...SNIF...SNIF.