sexta-feira, 11 de maio de 2007

Prevenção valiosa no seu prato

O câncer de intestino é o quarto tipo de câncer mais comum no país e a sua prevenção começa, literalmente, pela boca. Conheça os alimentos eleitos pelos maiores especialistas do país capazes de mantê-lo à distância desse mal
POR SHIRLEY SANTOS

Não há dúvidas. Prevenir ainda é o melhor e mais eficaz remédio contra qualquer mal, incluindo até mesmo o temível câncer de colorretal (ou de intestino).
Embora as suas chances de cura possam atingir os 90%, quando identifi- cado em estágio inicial, sai ganhando quem toma atitudes que mantenham a doença afastada. Evidentemente, há fatores genéticos e hereditários que têm grande influência na incidência desse tipo de tumor. Mas os especialistas concordam que uma alimentação saudável, rica em nutrientes que auxiliam nessa prevenção, é de grande importância. "Os hábitos alimentares estão intimamente relacionados à pre venção do câncer de intestino.
Estima-se que uma dieta balanceada associada à prática de exercícios físicos, ao controle do peso, não fumar e não beber diminui o risco de uma pessoa desenvolver este tipo de câncer, em cerca de 50%", esclarece Angelita Gama, presidente da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino (Abrapreci) e a primeira médica a ser membro honorário da European Surgical Association, na qual há somente mais 16 seletos participantes de outros países.

0 comentários: