segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Negócio de mulher


As 10 franquias preferidas das empreendedoras e quanto custa encarar esse desafio. Detalhistas e comunicativas, as mulheres conseguem faturar 30% a mais do que os homens no setor de franchising, que não pára de crescer. Conheça a história das empresárias que estão dando certo e descubra o que não pode faltar para entrar no ramo


Se você pensa em abrir uma empresa - uma loja, uma escola, um café... -, é bom dar uma olhada no setor de franquias. A vantagem é contar com uma marca conhecida e um manual de estratégias de sucesso. Com faturamento de 39,8 bilhões de reais em 2006 e taxa anual de crescimento de cerca de 10%, o setor soma mais de mil redes e 62,5 mil unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). "A franquia amortece a insegurança porque oferece uma experiência que pode ser comprada", afirma Marcus Rizzo, dono da consultoria Rizzo Franchise. Segundo ele, enquanto 75% dos negócios de varejo fecham as portas nos primeiros cinco anos de operação, no caso das franquias esse índice fica em 8% no mesmo período. Um estudo conduzido pela consultoria dele apontou que as lojas franqueadas comandadas por mulheres têm faturamento 30% acima das que são tocadas pelos homens. Para Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, "elas são detalhistas, têm maior sensibilidade e capacidade de comunicação". Adir Ribeiro, diretor do Grupo Cherto, especialista em franchising, complementa: "As mulheres são determinadas e respeitam regras. Muitas vezes o grau de competitividade delas supera o dos homens".


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