quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cientista italiano diz que humanidade será bissexual

Um cientista italiano está causando polêmica na Itália depois de ter apresentado uma teoria dizendo que a espécie humana está caminhando para a bissexualidade.

Durante uma conferência neste fim de semana na região da Toscana, Umberto Veronesi, que é médico e ex-ministro da Saúde, afirmou que a espécie humana deve caminhar para a bissexualidade "como resultado da evolução natural das espécies".


"O homem está perdendo suas características e tende a se transformar numa figura sexualmente ambígua, enquanto a mulher está se tornando mais masculina. Desta forma a sociedade evolui para um modelo único", afirmou Umberto Veronesi, que é oncologista.
Na opinião do médico, o sexo no futuro será apenas um gesto de demonstração de afeto e não terá fins reprodutivos. Por esta razão, defende, poderá ser praticado entre pessoas de sexos opostos ou não.
Em entrevista a jornais italianos, Veronesi reafirmou sua teoria, apontando o fator hormonal como indicador da evolução rumo à bissexualidade.
"Desde o pós-guerra a vitalidade dos espermatozóides diminuiu 50% porque as mudanças das condições de vida estão fazendo com que a hipófise (glândula responsável pela produção de hormônios) produza cada vez menos hormônios andrógenos (masculinos, como a testosterona)", afirma o oncologista, pioneiro no tratamento de câncer de mama na Itália.
"O homem não precisa mais de uma intensa agressividade física para sobreviver", diz ele.
Com as mulheres, que tem papel cada vez mais ativo na sociedade, acontece o mesmo.
Segundo o médico, as mulheres vem produzindo cada vez menos hormônio femininos ao longo dos anos.
"É o preço que se paga pela evolução natural da espécie, que é positivo porque nasce da busca pela igualdade entre os sexos", afirmou o oncologista ao jornal italiano "Corriere della Sera".
A menor produção de hormônios acabaria atrofiando os órgãos reprodutivos e criando uma espécie de "preguiça reprodutiva", na avaliação de Umberto Veronesi. Para o médico o sexo deixou de ser a única forma para procriar desde que novas técnicas foram criadas, como fecundação artificial e a clonagem.
Na opinião do médico, num futuro não muito próximo, a sociedade poderia ser organizada como o mundo das abelhas. A maior parte de seus membros seria praticamente assexuada e só uma pequena parte se dedicaria à reprodução.
"A diferença é que os homens são inteligentes e isto produz reações sentimentais, além de fisiológicas", afirmou Veronesi.
A professora de sexologia da Universidade La Sapienza de Roma, Chiara Simonelli, concorda com as previsões de Umberto Veronesi.
Ela define este processo como resultado da evolução genética e da mudança de mentalidade, fenômenos que são interligados e se influenciam reciprocamente,
"Mas este fenômeno está no começo. Para que tenha uma certa consistência é preciso esperar duas ou três gerações", afirmou Simonelli em entrevista ao jornal "Corriere della Sera".
O antropólogo Fiorenzo Facchini, da Universidade de Bolonha, discorda da teoria da evolução natural para a bissexualidade.
"Do ponto de vista antropológico, a orientação sexual é definida a nível biológico pela espécie e isto não pode ser alterado".
Para Facchini, a separação entre reprodução e sexualidade humana não é positiva.
"Separar a reprodução da sexualidade e do núcleo familiar não pode ser visto como uma vantagem para a espécie humana. A reprodução não é apenas encontro de gametas, implica relação entre duas pessoas", declarou Facchini ao "Corriere della Sera".


Obs: A noticia é antiga (20/08/2007)

Fonte: Folha Online

8 comentários:

Anônimo disse...

Pelo pouco que entendo de biologia acho q essa teoria é um tanto absurda,pois o fato nao acontece a nem um animal desenvolvido na natureza,talvez o doutor queira causar mais polemica do que realmente refletir sobre algo novo.As ideias expostas pelo doutor noentanto traz a tona a discursao da bissexualidade e o fato em si é real,afinal creio ter mais bissexuais hoje do que no passado, talvez porque antes a situação era mais velada,excelente texto um abraço.

Anônimo disse...

Ainda bem que não vou esta aí para ver, rsrsr...
Brincadeira!
Como defenssor do criacionismo, digo que o máximo que pode acontecer, e´que o bissexualismo(na forma que já é hoje), aumente devido a "evolução" dos princiopios, e extinção da moral...

Anônimo disse...

Quando vi o título achei ser em relação à preferência sexual, ou seja, ao desejo pelo mesmo sexo.

Acharia até possível, boa parte da população ser bissexual pois hoje em dia já temos uma boa amostra desse fato.

Mas enfim, após ler a publicação vi que se tratava de algo muito mais bizarro, e que não concordo.

Explicações científicas não posso dar, mas isso é mais uma fantasia, estão procurando "chifre na cabeça de cavalo".

Abraço Sandra

Anônimo disse...

Não acho que a teoria esteja errada, pois o mundo tem indicativos de que o liberalismo sexual está acontecendo de forma gradativa e até rápida demais.

Hoje, nascem muito mais mulheres que homens no mundo, dos homens que nascem uma boa parte se transforma em homosexual (que depende de um parceiro homem) e dos que ficam a maioria prefere a "poligamia". O que faz reduzir em muito o numero de parceiros amorosos no mundo todo.

Já pelo lado feminino, desde a luta pelos direitos iguais, as mulheres esquereçam de parar quando o assunto era igualdade no trabalho, leis e etc. e partiram para serem e fazerem como os homens, se inpirando nos mesmos erros cometidos nos primórdios. Com a falta de parciros o afeto entre mulheres aumenta e com isso as mulheres estão se descobrindo grandes parceiras bisexuais.

Fora que o mundo da libertinagem está ai para quem quiser né.

João disse...

Sandra,

As mudanças hormonais,tem o seu impacto no ser humano,mas elas não conduzem forçosamente a comportamentos.
Estes tem uma componente sentimental livre das influencias químicas,o ser humano não é comando só pela sua química hormonal,há uma dimensão espiritual por exemplo.

A bissexualidade tem sido falada como a sexualidade de futuro,e para ela ser dominante terá que haver uma outra forma de relação,de família e até de Amor.
Isso significará uma outra sociedade,em que todas as sexualidades e afectos partilhem o mesmo espaço social,todas juntas e convivendo melhor que agora.

No entanto tenho dúvidas Sandra,que o Amor e atracção profundas entre o homem e mulher heterossexual desapareça e seja substituído por sentimentos que passam entre vários parceiros,não enraizando-se com profundidade em ninguém...será que o Amor extinguirá?

Abraço amiga,
joao

PW disse...

boa noite,

O amor sempre existirá entre homens e mulheres faz parte da reprodução humana, apesar de todos os avanços na medicina.

FG Impressão disse...

Nem quero estar vivo para ver esta coisa...


kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

a