segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Por que as grávidas sentem desejo por certos alimentos?

Chamado pelos médicos de malácia, esse fenômeno é causado por três fatores atuando em conjunto.

O primeiro deles é emocional. "Principalmente na primeira gravidez, a mudança corporal e os ainda desconhecidos papéis social e afetivo que a mulher exerce como mãe fazem com que ela sofra alterações no comportamento. Muitas gestantes têm regressão psicológica, ficam infantilizadas, e isso também muda hábitos alimentares, dando a vontade de comer certas coisas", afirma o obstetra Abner Lobão Neto, da Universidade Federal de São Paulo.



O segundo fator é hormonal. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e o progesterona, hormônios que regulam as funções da gravidez, alteram o organismo – e o apetite – da mulher grávida. Para completar, a falta de alguns nutrientes também desperta vontades específicas. "Existem desejos comuns, como comer morango e jaca. Já vi casos de mulheres que queriam mastigar gelo, comer terra e até beber o sangue do marido, possivelmente por falta de ferro no organismo", diz o obstetra.

fonte:Rev.super

4 comentários:

Unknown disse...

Putz, beber o sangue do marido é mórbido demais!! hehehe

Beijo

Unknown disse...

Querida Sandra

Na minha santa ignorância (não agora, agora sou um sábio, rss)de antigamente achava que este negócio de mulher com desejos fosse frescura (hoje só um pouquinho), queriam se aparecer ainda mais e um pouco de carência associada. Hoje estou ciente de todos os problemas fisicos, emocionais e hormonais que levam a futura mamãe a estes desejos escabrosos.

Erich Pontoldio disse...

Jesus ... ja pensou minha mulher virar vampira?

Larissa disse...

beber sangue do marido.. caraca, essa eu nunca tinha ouvido falar..