terça-feira, 28 de outubro de 2008

É normal ter pênis curvo?

Muito normal se a curvatura tiver até 300, seja para o lado direito, seja para o esquerdo. “O pênis precisa ter uma curvatura leve para facilitar a penetração”, afirma o urologista Ricardo de La Roca.

Agora, quando o ângulo é mais acentuado, passando dos 450 no meio do membro, é considerado um defeito de nascimento. O pênis curvo congênito, deformação que atinge cerca de 0,6% dos homens, não causa dor, mas pode ser operado se incomodar na hora da transa.
Já a doença de Peyronie – descoberta em 1743 pelo médico do rei Luís 15, da França, François Gigot de La Peyronie –, é um pouco mais séria. Ela aparece em adultos e é capaz de entortar o pênis em até 900, tanto para cima, quanto para os lados ou para baixo, dificultando de verdade a relação sexual. É que, diferentemente das deformações congênitas, essa doença é causada geralmente por traumatismos repetidos no mesmo local.

E aí, assim que o pênis fica ereto, um caroço inflamado não deixa o sangue circular direito e provoca dor. Segundo dados da Associação Brasileira de Urologia, esse problema atinge cerca de 5% dos brasileiros, mas pode ser facilmente curado. Em alguns casos, os nódulos somem sozinhos; em outros, um antiinflamatório resolve. Se nada disso adiantar, basta uma pequena cirurgia.

fonte:revista superinteressante

0 comentários: