quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Casar ou juntar?


Vocês dois não conseguem mais se desgrudar, mas casar por enquanto está fora de cogitação. Será que compartilhar o mesmo teto pode ser uma boa ideia?
Tendência revelada pelo Censo 2000 do IBGE:
O número de casais que optam por viver juntos sem casar praticamente dobrou em uma década, pulando de 18,5%, em 1991, para 28,6%, em 2000.
“Para sempre” ou test drive?
O efeito psicológico provocado pelo matrimônio pode assustar muitos casais, de acordo com a psicóloga e psicoterapeuta especializada em terapia familiar e de casal Margarete A. Volpi. “A ideia de ‘unidos para sempre na alegria e na tristeza’ pode trazer um sentimento de prisão e obrigação de manter um relacionamento para vida toda, mesmo que eles não estejam felizes”, observa
Quando optam apenas por dividir o mesmo teto, o casal se sente mais livre para terminar o relacionamento se for o caso. “O que realmente pesa é assumir um divórcio, que psicologicamente e socialmente traz a ideia de fracasso para ambos, uma vez que no inconsciente coletivo somente os casais que permanecem juntos são felizes e compartilham de um ‘bom casamento’”, explica.
Prós x Contras
Será que muda mesmo alguma coisa? Tem gente que acha que o papel assinado dentro do armário e a aliança reluzente no dedo mandam embora qualquer resquício de individualidade. “Sem isso há mais acordos e negociações”, explica a especialista. O chato é quando certos desejos começam a pesar e incomodar a liberdade de cada um. Você quer comprar um apê e, para ele, esse investimento traz junto um ‘vou ter que casar’. “Nesse grupo teme-se alguma coisa, como o fato de ter filhos. Mas é comum que surjam esses desejos típicos do ser humano”, afirma Messa
Antes de amarrar as escovas de dente e juntar os colchões, é super importante que haja um consenso sobre como será essa nova vida. Se para um morar junto é apenas uma fuga da família, sem assumir um monte de responsabilidades que isso traz, o empreendimento não vai demorar a ser um fiasco. Mas o legal é dividir o mesmo teto enquanto o casal estiver feliz com a convivência em todos os cômodos da casa. “É estar quando se deseja estar na relação”, comenta a psicóloga.
fonte:Delas Ig

0 comentários: