sábado, 8 de novembro de 2008

Rosa ou azul?

Pesquisa inglesa sugere que alimentação da mãe influencia o sexo do bebê

Esta é uma informação curiosa. De acordo com um estudo das Universidades de Exeter e Oxford, no Reino Unido, a dieta de uma mulher pode influenciar no sexo do seu bebê. Os pesquisadores pediram para 740 mulheres britânicas, mães de primeira viagem, anotassem tudo o que comiam antes e durante a gravidez e chegaram à conclusão de que mulheres com maior consumo calórico estão mais propensas a engravidar de meninos. E mais: entre o grupo que ingeria mais calorias, 56% das mulheres tiveram bebês do sexo masculino, enquanto 45% do grupo de menor consumo obteve o mesmo resultado. O estudo percebeu, também, que as mães de garotos consomem, em média, 2.413 calorias por dia, com maior ingestão de nutrientes, como o potássio e o cálcio, e vitaminas C, E e B12. Um resultado surpreendente foi que as mães que disseram comer uma tigela de cereais matinais por dia tinham mais tendência a engravidar de garotos. Isso pode ser explicado pela alta concentração de vitaminas e minerais presentes neste tipo de alimento.

O ser humano não é o único a ter o sexo das crias provavelmente influenciado pela alimentação da mãe. Outros mamíferos, como vacas, cervos e cavalos, tendem a gerar mais machos quando a alimentação é abundante. Além disso, cientistas já haviam provado que níveis altos de glicose no organismo da mãe favorecem a gestação de embriões masculinos – e prejudicam a de femininos. Para os pesquisadores, esta é uma importante descoberta para explicar porque os nascimentos de meninos têm caído nos países desenvolvidos. Como as mulheres tendem a se alimentar pior e “pular” o café-da-manhã, elas teriam mais tendência a ter meninas – o que poderia justificar a queda de um nascimento de garotos a cada mil nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido nos últimos 40 anos.

Mas os pesquisadores alertam que a dieta da mulher não é a única coisa que influencia no sexo do bebê. Já está mais do que provado que é o esperma masculino que define se será menino ou menina, e esta pesquisa recente só dá um primeiro passo na direção de definir a influência da mãe no gênero da criança. De qualquer maneira, não vá comer demais só porque quer um filho, ou fechar a boca para ter uma filhinha. A alimentação saudável é algo de extrema importância durante a gravidez, e a mudança na dieta, mesmo que pequena, pode influenciar em muito mais do que o sexo: ela pode ser determinante na saúde do seu futuro bebê.
fonte:DNA Mulher

0 comentários: