quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mitos e verdades sobre cabelos


É comum ouvir entre um grupo de mulheres vários comentários e boatos sobre cabelos e seus cuidados.
O cabeleireiro Francisco De La Lastra selecionou algumas das principais dúvidas para serem esclarecidas.
Os shampoos anti-resíduos podem ser usados diariamente?
O aconselhável é usá-los a cada dois meses para evitar o ressecamento dos cabelos, já que eles são recomendáveis para uma limpeza profunda, normalmente realizada antes de químicas fortes.
Cabelos avermelhados: uma vez vermelho, nunca mais a pessoa consegue voltar ao loiro, por exemplo?
Para voltar é preciso descolorir o cabelo. É um processo agressivo, mas necessário, já que com sobreposição de tinturas é mais difícil chegar à cor desejada.

Lavar o cabelo todo dia faz mal?
Com que freqüência deve-se lavá-lo?Hoje em dia não há mais essa necessidade, pois há uma variedade de produtos para cada tipo de cabelo. Portanto, é recomendável lavá-lo diariamente.

Água quente faz mal realmente?
A água muito quente deixa o cabelo mais oleoso.

Cada tipo de cabelo tem um tipo especifico de “cosmético”?
Cada tipo de cabelo requer um cuidado especial e específico, por isso a indústria de cosméticos realiza intensivas pesquisas para adequar os produtos aos cabelos, principalmente no Brasil, onde a mistura de raças é grande a variedade de tipos de cabelo é maior.

O secador de cabelo pode queimar meu cabelo?
Pode, portanto evite o uso exagerado do secador. Deixe-o na temperatura morna e a uma distância de 15 cm do couro cabeludo. Se você é escrava da escova e a faz em casa, não esqueça de passar cremes para proteger os cabelos. Hoje há muitos que reduzem os efeitos nocivos do secador.
Os males da chapinha e escova...Pode quebrar e queimar o cabelo. Se o uso for realmente necessário, diminua para uma vez por semana e não esqueça de usar uma pomada finalizadora ou reparador de pontas.

Quem usa muita química no cabelo pode ficar careca?
O ideal é não misturar químicas no cabelo: caso você tenha um relaxamento e queira fazer uma tintura, reflexo ou luzes, o ideal é ir cortando o cabelo aos poucos até eliminar a química por completo.

Dormir com o cabelo molhado apodrece?
Não é recomendável. Além do enfraquecimento dos fios e dificultar a secagem, pode levar ao desenvolvimento de uma calvície precoce.

Cortar o cabelo na lua cheia encorpa a cabeleira?
Um bom corte sempre realça o brilho e fortalece os fios, independente da lua.

Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?
Sim, pois quando tiramos as pontas quebradas do cabelo estimulamos que ele cresça mais forte. O recomendável é cortar o cabelo a cada dois meses.

Os cabelos se acostumam ou ficam viciados com determinados shampoos?
Sim, por isso é aconselhável o uso de shampoos anti-resíduos a cada dois meses.
fonte:ig delas

0 comentários: