quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Varizes: o que fazer para acabar com elas?


A causa exata que leva ao surgimento das varizes é desconhecida. Sabe-se que existem fatores genéticos e hereditários que determinam certa predisposição ao aparecimento delas. Mas existem algumas condições adquiridas, tais como gravidez, obesidade, anticoncepcional, hormônios e vida sedentária, que podem desencadear ou agravar as varizes já existentes.

Há dois tipos de varizes: para as mais grossas o único tratamento recomendado é a cirurgia. Já para as microvarizes, quando as veias se agrupam formando “cachos”, é indicado a Escleroterapia, tratamento realizado por meio de injeções. A Escleroterapia também auxilia na complementação do tratamento cirúrgico, retirando as pequenas veias que a cirurgia não alcança.

Após o tratamento com a Escleropterapia, as microvarizes não voltam. Normalmente no lugar delas podem surgir outras varizes, o que comprova que a pessoa tem certa tendência hereditária ou um fator desencadeante para os vasos. Diante de tal fato, é importante fazer manutenção constante com Escleroterapia quando aparecer tais vasos.

1 comentários: