quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Pílula do dia Seguinte


A pílula do dia seguinte ou PDS é um anticoncepcional de emergência que deve ser tomado no máximo até 72 horas após a relação sexual visando evitar a gravidez. Ela deve ser tomada somente em casos de urgência e não como um método anticoncepcional de rotina. Ela não substitui de forma alguma a camisinha!

São dois comprimidos para ser tomado. O primeiro deve ser tomado preferencialmente nas primeiras 24 horas, seguido de outra dose após 12 horas. Quanto mais cedo você tomar, maior será a eficácia da pílula do dia seguinte.

Efeitos Colaterias
Entre os efeitos colaterais mais comuns estão a alteração do ciclo menstrual e do tempo de ovulação. É comum também a mulher sentir dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos. Contudo, esses efeitos variam de mulher para mulher: algumas sentem quase todos, outras não sentem nenhum. No caso de vômito ou diarréia nas 2 primeiras horas após a ingestão, a dose deverá ser repitida para manter a eficácia.

E se tomar ela diversas vezes?
Quanto mais vezes você tomar a pílula do dia seguinte, maior será o risco de você engravidar. Este risco normalmente já é de 15% caso a primeira pílula seja tomada após 24 horas da relação.

0 comentários: