terça-feira, 25 de agosto de 2009

Previna-se de tumores ginecológicos


Os números assustam: cerca de 500 mil novos casos de cânceres de colo do útero surgem a cada ano no mundo, matando 230 mil brasileiras, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Embora o câncer de colo de útero seja a segunda maior causa de mortes – e também a variação mais comum da doença –, não é só com ele que as mulheres precisam se preocupar. Em escala menor, os cânceres de ovário e de corpo uterino (do endométrio) também causam estragos.

“A melhor forma de prevenção é a visita anual ao ginecologista e a realização dos exames de papanicolau e ultrassom transvaginal. E, é claro, usar preservativos nas relações sexuais, para prevenir o papiloma humano (HPV)”, acrescenta a oncologista Silvana Maria Trippi Gotardo, diretora médica da clínica Oncolin-Oncologia (SP).

É importante lembrar que os exames ginecológicos começam antes mesmo da primeira menstruação e nunca mais param. Listamos a seguir os tumores ginecológicos, seus sintomas e tratamento. Sempre que surgir qualquer dúvida, oriente-se com seu médico.

Colo de útero

O mais letal, atinge mulheres de 20 a 29 anos, sendo que o risco aumenta até atingir a idade de 45 a 49 anos. O que ataca: a parte inferior do útero. Corre risco: quem iniciou a vida sexual precocemente, tem múltiplos parceiros, não faz higiene íntima adequada, usa contraceptivos orais por muitos anos e têm o vírus do HPV. Sintomas: não apresenta sintomas específicos e somente o papanicolau é capaz de detectá-lo. Chega a provocar sangramento vaginal até mesmo entre a menstruação (mais longa e volumosa), após o período menstrual e depois de relações sexuais; corrimento vaginal e dor no baixo ventre. Prevenção: usar camisinha durante a relação sexual e fazer exames periódicos. “O papanicolau é totalmente indolor e consiste na coleta de material (secreção) do colo do útero”, comenta a oncologista. Tratamento: cirúrgico, acompanhado ou não de radioterapia e quimioterapia. “A conduta terapêutica depende do resultado anatomopatologico (estudo das alterações do tecido)”, acrescenta a médica. Corpo uterino Conhecido também como câncer de endométrio, ele é raro em mulheres jovens. O que ataca: o endométrio, membrana mucosa que reveste a parede uterina. Corre risco: quem nunca teve filhos, não tem vida sexual ativa ou teve a menopausa com idade avançada (acima de 52 anos). Sintomas: sangramento anormal principalmente na pós-menopausa e aumento de volume do útero. Prevenção: exames anuais de ultrassonografia transvaginal geralmente detectam qualquer anormalidade no endométrio. Tratamento: cirúrgico, com acompanhamento de hormonioterapia (medicamentos com hormônios) ou quimioterapia.

Ovário

Menos frequente e mais letal, por seu diagnóstico tardio. Quando apresenta os sintomas, a doença já está em estágio avançado. O que ataca: os ovários, que estão localizados um a cada lado do útero feminino. Corre risco: pessoas com parentes que já tiveram câncer de ovário e quem nunca engravidou. “90% dos casos são esporádicos e não apresentaram fatores de riscos conhecidos”, alerta a médica. Sintomas: demoram a aparecer e não são específicos. Pode apresentar dores na parte inferior do abdômen e aumento de volume abdominal. Má digestão e constipação intestinal também são indícios. Prevenção: exames periódicos de ultrassonografia pélvica e transvaginal. “O diagnóstico definitivo será feito por cirurgia”, diz Silvana Gotardo. Tratamento: Se detectada no início, a remoção de apenas um ovário já resolve. Já em estados avançados, são retirados os ovários, o útero e os linfonodos e estruturas ao redor. Pode ser necessária complementação do tratamento com quimioterapia.

Vaginal

Bem raro, representa apenas 1% dos tumores ginecológicos. Geralmente afeta mulheres na faixa de 45 a 65 anos. O que ataca: a pele que reveste a vagina. Corre risco: quem já teve outros cânceres ginecológicos ou foi exposto ao vírus do HPV. Sintomas: corrimento ou sangramento vaginal, ardência e dores nas relações sexuais e, em casos mais avançados, feridas nas paredes da vagina. Prevenção: exames clínicos periódicos. Tratamento: cirúrgico ou radioterápico, variando conforme o grau de invasão do tumor.

Vulva

Ocorre principalmente em mulheres acima dos 50 anos. O que ataca: com maior frequência a pele dos lábios vaginais externos, sendo mais raro nos internos e no clitóris. Corre risco: quem tem lesões por causa de coceiras excessivas ou estão com o vírus do HPV. Sintomas: coceira na vulva com ardência e dor na relação sexual. Em casos mais avançados, feridas com ou sem infecção e geralmente sem dor. Prevenção: exame ginecológico periódico. Tratamento: cirúrgico, com a retirada parcial ou inteira da vulva.

Fonte:Igdelas

0 comentários: