terça-feira, 27 de outubro de 2009

Casamento dura mais com mulher jovem e inteligente

Uma pesquisa britânica publicada nesta segunda-feira (26), no site da BBC, afirma que o segredo para os homens conseguir um casamento feliz e duradouro é escolher uma esposa mais inteligente e, no mínimo, cinco anos mais jovem. Essa escolha específica, segundo pesquisadores da universidade de Bath, na Inglaterra, leva a uma maior probabilidade de o casamento vingar, especialmente se nenhum dos dois tiver um divórcio no currículo.

Para Emmanuel Fragniere, o pesquisador que conduziu o trabalho, homens e mulheres escolhem seus parceiros "com base no amor, atração física, semelhança de gostos, crenças e atitudes, e valores em comum", mas fatores como idade, educação e origem cultural também podem ajudar a diminuir os casos de divórcio.

A pesquisa baseada em 1.500 casais casados ou com relações estáveis foi publicada na revista científicaEuropean Journal of Operational Research. Após cinco anos, os pesquisadores checaram quais casais ainda estavam juntos.

As respostas surpreenderam. Em casamentos cuja esposa era no mínimo cinco anos mais velha do que o marido, as chances do divórcio aumentaram em três vezes. Se o homem era mais velho do que a mulher, o casamento mostrou ter mais possibilidades de sucesso.

A educação da mulher também foi outro fator que influenciou no resultado da pesquisa. Quanto maior a escolaridade da mulher, maiores são as chances de o casamento ser duradouro.

Se nenhum dos dois tem histórico de divórcio, o casal tem mais chance de ficar junto por mais tempo. Isso nem sempre se aplica, no entanto, se apenas um dos dois for divorciado.

0 comentários: