quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Poder dos homens

Um estudo norte-americano revelou que os feromônios presentes no suor masculino podem reduzir a tensão, relaxar e até mesmo afetar o ciclo menstrual.

Para realizar a pesquisa, cientistas da Universidade da Pensilvânia e do Monell Chemical Senses Center coletaram o suor das axilas de voluntários, que se banharam com sabão neutro e não utilizaram desodorante por quatro semanas antes do teste. As amostras, mescladas e sem odor, foram aplicadas abaixo do nariz de 18 mulheres, com idade entre 25 e 25 anos. As participantes imaginavam que tratava-se de teste para álcool, perfume e ceras para piso.

Após seis horas expostas à secreção, as voluntárias avaliaram o humor utilizando uma escala fixa. "Para nossa surpresa, as mulheres se sentiram mais relaxadas com o suor masculino", explicou Charles J. Wysocki, um dos autores do estudo. Outros grupos de mulheres foram submetidos a substâncias que não continham os feromônios, como o etanol. Nessas pessoas não foram constatadas alterações relevantes.

Além da melhora no bom-humor e a redução da tensão, também verificou-se nas participantes um aumento do hormônio luteínico, ligado ao ciclo menstrual. "Há muito tempo sabemos que os feromônios femininos podem afetar o ciclo menstrual de outras mulheres", disse George Preti, co-autor da pesquisa. "Mas esse estudo é o primeiro a documentar efeitos dos feromônios masculinos em mulheres."

Fonte:Mais de 50

0 comentários: