quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quem sao os filósofos atuais?

A impressão que me dá é de que os verdadeiros filósofos somente existiram até o século XX. Será que os atuais ficaram com medo do sistema opressor?

Pelo menos aqui no Brasil o que vejo hoje é esses "professores de filosofia" onde só comentam textos de filósofos do passado se comportando como verdadeiros amadores que vivem escondendo as deficiencias de formaçao e perdendo a chance de ter a experiencia de aprender com os outros


Nao vejo ninguem filosofar sobre os problemas da filosofia. Tenho amigos que se dizem filosofos mas quando comparo aos do passado fico muito chocada! Penso que um filosofo tem que entender de metafisica, filosofia politica, ética, filosofia da linguagem, epistemologia ou filosofia da religiao. Do contrário ele nao enchergará de que há problemas centrais em todas as áreas, problemas que são discutidos hoje da mesma forma como eram no passado.

Entendo que filósofos discutem problemas; não fazem exegese de textos nem análises literárias dos textos de outros filosofos.

Que filósofo brasileiro teve ou tem uma grande repercussão?
La no site do Wikipédia, a enciclopédia livre, tem uma lista enorme ... nao conhece pelo menos um!

Já repararam que quase todas as frases de filosofos sao sempre as dos mesmos?

Obs: Estou questionado isso porque ja me cansou me referir sempre aos mesmos!
As vezes quereremos "incrementar" alguma mensagem pra alguem com citações, e quando vamos na "google" e digita " frases de filosofos" só aparecem os mesmos.. e a primeira que aparece é de "Aristóteles".. depois "Sócrates".. e por ai vai!
Agora la fora temos muitos filosofos americanos, ingleses,franceses,austriacos....

By sandra cantii


5 comentários:

Anônimo disse...

Meus dois filósofos preferidos já se foram faz tempo: Muçum e Ibrahim Sued...

Charles Netto disse...

Parabéns pelo post reflexivo devido aos paradigmas e barreiras existentes no inconsciente coletivo de alguns na atualidade necessitando virem para a Luz na busca do conhecimento expressivo da humanidade como um todos e como já disse alguém: Se Penso logo existo! Mas também fica aqui este trecho de sua matéria que ainda carece de resposta as quais ainda não tenho no momento, reescritas a seguir: Que filósofo brasileiro teve ou tem uma grande repercussão?
Lá no site do Wikipédia, a enciclopédia livre, tem uma lista enorme ... não conhece pelo menos um!

Já repararam que quase todas as frases de filósofos são sempre as dos mesmos?

Obs: Estou questionado isso porque ja me cansou me referir sempre aos mesmos!
As vezes quereremos "incrementar" alguma mensagem pra alguém com citações, e quando vamos na "google" e digita " frases de filósofos" só aparecem os mesmos.. e a primeira que aparece é de "Aristóteles".. depois "Sócrates".. e por ai vai!

Elieuza disse...

Acredito que talvez não encontre os nomes dos filósofos atuais nesses sites de busca porque os grandes pensadores da atualidade não são batizados de filósofos, como antigamente. Um exemplo é Edgar Morin, veja o pensamento dele em alguns escritos como a "teoria da complexidade" e o "os sete saberes necessarios à educação do futuro".

Unknown disse...

Se você está no meio filosófico deve se lembrar de grandes filósofos ainda vivos como Umberto Eco, Ruben Alves, Marilena Chauí e seu grupo de estudiosos em Filosofia Moderna e Contemporânea, por baixo. Esses dias morreram Bento Prado, Richard Rorty, Michel Foucault... Nosso Paulo Freire...
Acontece que, "a fama", à qual muitas pessoas esperam da Filosofia, para ela mesma pouco importa. Se procurarmos por frases é claro que não estarão "na moda"; se procurarmos por "bibliografias", é claro que serão menos vendidas que "Crepúsculo e a burrice da sociedade". Talvez seria mais feliz sua postagem em perguntar por quê estes grandes filósofos (que são atuais sim!) se tornam esquecidos a ponto de, sequer, serem lembrados por quem admira os estudos filosóficos e, sobretudo, contribuem para tal progresso intelectual, logo, comportamental.

Unknown disse...

Poxa vida quanto comentários interessantes....!
Muito obrigada mesmo a todos vcs que comentaram a respeito. Me perdoem por nao dar a devida atenção.
Dai refaço a minha pergunra em cima do comentário do André Luiz: Por que estes grandes filósofos atuais foram esquecidos?
A questão é que "somente quem é filosofo" conhece os atuais (que foram os esquecidos).. os "inesqueciveis filosofos" todos conhecem.. aprendemos até em "botequim"..isso é o máximo.. não é?