quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quem sao os filósofos atuais?

A impressão que me dá é de que os verdadeiros filósofos somente existiram até o século XX. Será que os atuais ficaram com medo do sistema opressor?

Pelo menos aqui no Brasil o que vejo hoje é esses "professores de filosofia" onde só comentam textos de filósofos do passado se comportando como verdadeiros amadores que vivem escondendo as deficiencias de formaçao e perdendo a chance de ter a experiencia de aprender com os outros


Nao vejo ninguem filosofar sobre os problemas da filosofia. Tenho amigos que se dizem filosofos mas quando comparo aos do passado fico muito chocada! Penso que um filosofo tem que entender de metafisica, filosofia politica, ética, filosofia da linguagem, epistemologia ou filosofia da religiao. Do contrário ele nao enchergará de que há problemas centrais em todas as áreas, problemas que são discutidos hoje da mesma forma como eram no passado.

Entendo que filósofos discutem problemas; não fazem exegese de textos nem análises literárias dos textos de outros filosofos.

Que filósofo brasileiro teve ou tem uma grande repercussão?
La no site do Wikipédia, a enciclopédia livre, tem uma lista enorme ... nao conhece pelo menos um!

Já repararam que quase todas as frases de filosofos sao sempre as dos mesmos?

Obs: Estou questionado isso porque ja me cansou me referir sempre aos mesmos!
As vezes quereremos "incrementar" alguma mensagem pra alguem com citações, e quando vamos na "google" e digita " frases de filosofos" só aparecem os mesmos.. e a primeira que aparece é de "Aristóteles".. depois "Sócrates".. e por ai vai!
Agora la fora temos muitos filosofos americanos, ingleses,franceses,austriacos....

By sandra cantii


5 comentários: