sábado, 8 de fevereiro de 2014

Paladar fica sensível ao doce quando estamos apaixonados


Quando estamos apaixonados tudo parece ficar mais doce. E essa sensação afeta, de fato, o nosso paladar, segundo um estudo realizado pela Radboud University Nijmegen, na Holanda. O amor faz com que a gente passe a sentir sabores doces até mesmo quando eles não estão presentes nos alimentos que ingerimos. O trabalho foi publicado na revista especializada em psicologia “Emoction”.
Para alcançar esse resultado, 197 participantes foram submetidos a dois experimentos ao longo da pesquisa. No primeiro teste, eles escreveram uma redação sobre um determinado tema escolhendo adotar um tom romântico ou ciumento. Na sequência, degustavam uma bala de sabor doce e azedo ou uma barra de chocolate amarga, mas levemente adocicada.
Os participantes que fizeram um texto com tom romântico disseram sentir mais os sabores doces nas guloseimas do que os participantes que haviam escrito sobre ciúme. Esses sentiam mais os sabores adicionais do que haviam provado, fossem eles azedos ou amargos.
O segundo experimento consistiu em repetir a tarefa da redação, mas, dessa vez, trocando a degustação do doce por água. Entretanto, os cientistas acrescentavam ao líquido um produto secreto, que os participantes envolvidos tinham que identificar como doce, amargo ou azedo.
Novamente, os participantes que haviam escrito sobre amor tendiam a afirmar que a água (e o novo produto) era doce.
Origem. Segundo o pesquisador Kai Qin Chan, responsável pelo estudo, a ligação entre amor e doce remete à infância: bebês, em seus primeiros estágios de vida, alimentam-se basicamente de leite materno, que tem sabor adocicado.
“Sempre ouvimos dizer que o amor é doce. Então pensamos: vamos ver se isso é verdade”, disse o pesquisador Kai Qin Chan, de acordo com o site livescience.com.
Fonte: OTempo

0 comentários: