sábado, 8 de novembro de 2008

Eduardo e Mônica

Os opostos se atraem. Mas será que se encaixam?

Você prefere ficar quietinha em casa, vendo um filme e comendo pipoca. Ele quer ir pra balada, dançar até de manhã. Como combinar dois estilos e temperamentos diferentes? É uma mistura de sucesso? “Existe essa máxima baseada no propósito da física de que os opostos se atraem, mas quando isso se refere aos humanos funciona bem diferente”, explica Cássia Franco, psicóloga especialista em casais e família.

O diferente é mais gostoso, até que...
O que atrai pessoas com gostos e interesses divergentes é a busca por alguma característica que falta em si mesmo, mas que o outro possui. “Um homem tímido conhece uma mulher exuberante e acaba se apaixonando. Isso acontece porque ela tem uma habilidade que falta a ele”, conta a psicóloga.

A atração inicial é inevitável e a paixão que surge apimenta e sustenta o relacionamento, deixando-o fluir. Mas não é novidade alguma que paixão, como vem, vai. E aí? “Quando o relacionamento começa a ficar mais profundo, os parceiros não agüentam as diferenças”, diz Cássia.

“Na nossa vida, formamos amigos, comunidades e grupos por conta do grau de afinidades”, completa. É muito comum uma pessoa mudar de atitude para se adequar ao outro. “No começo do namoro você faz de tudo pra agradar, você monta um personagem para o outro, mas isso não dura muito”, afirma a psicóloga.

“O que acontece é que em alguns casos as relações funcionam como complementares, os parceiros são diferentes, mas buscam um objetivo em comum, que os une”, explica a psicóloga.

Atenção no outro
Alguns cuidados podem ser tomados para que haja mais harmonia em relacionamentos em que os dois são muito diferentes. O primeiro deles: criar ganchos de afinidades. Procurar algumas coisas com as quais ambos de identifiquem e concordem é uma boa forma de criar um laço comum com o seu parceiro. Pontos de comum acordo formarão um elo entre você e seu amado.
Jogo aberto
Opostos ou não, o segredo para um relacionamento saudável e duradouro, quando estão em foco os interesses dos parceiros, é o diálogo. “Desde que conversem abertamente, apontando aquilo que os agrada ou não, aquilo que esperam um do outro, o relacionamento pode ser bem sucedido”, explica a psicóloga. Assim o relacionamento flui sem haver surpresas desagradáveis, além de o maior conhecimento ajudar no aprofundamento da relação.

fonte:DNA Mulher

0 comentários: