quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Morre Miriam Makeba, a voz que levou a África para o mundo

Morreu aos 76 anos a lendária cantora sul-africana Miriam Makeba, conhecida em todo o mundo como Mama África e famosa no Brasil pela música Pata Pata. Makeba foi vítima de uma parada cardíaca na madrugada de domingo para segunda-feira (11), em Castel Volturno, perto de Nápoles, na Itália.

A cantora — que teve grande destaque como símbolo da luta contra o regime racista do apartheid — dizia não ter cantado nunca ''para a política, mas, sim, para a verdade''. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela afirmou que Miriam Makeba “foi a primeira-dama da canção da África do Sul e ganhou, merecidamente, o título de Mama África. Foi a mãe de nossa luta e de nossa jovem nação”.

Quem foi Miriam Makeba
Nascida em Johanesburgo em 4 de março de 1932, filha de mãe suazi e pai xhosa, Makeba começou a carreira muito cedo. Ela se apresentava em casamentos e festas de Sophiatown — uma zona cosmopolita de Johannesburgo muito rica culturalmente nas décadas de 1940 e 1950.

foonte:vermelho

1 comentários:

Jorge Fortunato disse...

Fiquei muito triste quando li a notícia no jornal O Globo. Também vou fazer um ppost em homenagem à Miriam Makeba, imortalizada pela canção Pata Pata...