domingo, 26 de julho de 2009

Casado com os pais

Meu namorado aceitou morar comigo. Mas continua vivendo como solteiro, muito ligado à família. Ele é muito mais deles do que meu. Qual é o problema?

É um problema sociológico/psicológico. A faculdade americana força o filho a escolher outro Estado para cursá-la. Nossa cultura acolhe o filho em casa até além dos 30 anos. Por que sair de casa, se ele tem tudo na mão e ainda pode dormir com a namorada no quarto?

Para formar nova sociedade, nova família, é preciso romper com a antiga. Não são apenas os homens que têm essa dificuldade, as mulheres também. As mimadas, então, nem se fala. A vontade de independência financeira está cada vez menor. É a falta dela que faz com que os filhos não se descasem dos pais e tenham dificuldades de se casar com seus novos parceiros, ou que torne isso mais demorado.

Meu pai era tão "munheca de leitão assado"que buscar a independência financeira era muito melhor que pedir algum trocado para ele. Não acho que seu método seja o melhor, mas foi eficaz. Talvez mostrar gradualmente aos filhos que dinheiro não cai do céu seja mais gentil, e também eficiente. Assim como apoiá-los na busca de formações que lhes deem mais oportunidades de ganhar a vida. Sugeriram à minha filha que ela fizesse artes cênicas. Eu lhe perguntei: "Você quer um passaporte só para a Bulgária?"

Ela escolheu comunicação: tem passaporte para toda a parte.


Francisco Daudt é psicanalista

0 comentários: