
Segundo relatório realizado pelo Parents Television Council (PTC), órgão dedicado a vistoriar o conteúdo da televisão norte-americana, os atos violentos contra os personagens femininos aumentaram 120% desde 2004 – enquanto a exibição de cenas violentas no geral cresceram apenas 2% no mesmo período.
Dentro das descobertas feitas com a pesquisa, as principais informações expostas foram:
- Os tipos mais frequentes de violência contra a mulher na televisão foram espancamento (29%), seguido de ameaças de violência (18%), vítimas de tiros (11%), estupro (8%), esfaqueamento(6%) e tortura (2%). 19% das referentes agressões resultou em morte.
- A violência para com os personagens femininos – ou as consequências de tais atos – foi representada visualmente em 92% dos casos. Apenas 5% de demonstrações violentas contra elas ficaram implícitas, e 3% foram apresentadas ao público na forma de uma descrição, sem apelo visual.
- Embora as vítimas femininas sejam, principalmente, adultas, houve um aumento de 400% na representação de adolescentes atingidas pela violência entre todas as emissoras, nos respectivos anos de pesquisa.
- De 2004 a 2009, houve um aumento de 81% de incidentes de atos de violência realizados por parceiros íntimos.
Com todos os aspectos da violência apresentada contra papéis femininos, com o aumento da representação de típicas adolescentes como vítimas, da violência doméstica e da mulher como bode expiatório em seriados de comédia, o PTC começa a chamar a atenção de todos os cidadãos. Segundo Winter, “num país em que mais de 60% das crianças são expostas à violência diariamente em suas próprias vidas (de acordo com o Departamento de Justiça norte-americano), temos que tomar muito cuidado para não normalizar o comportamento violento, principalmente contra as mulheres, pela programação televisiva”.
Mesmo sem contar com uma equipe de especialistas no assunto, a atriz Nicole Kidman também reparou no mesmo problema em Hollywood e, no dia 21 de outubro deste ano, afirmou frente ao Congresso norte-americano que a indústria cinematográfica provavelmente também tem contribuído para a violência contra a mulher por retratá-las como frágeis objetos sexuais.
Fonte:ig delas
0 comentários:
Postar um comentário