quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Intuição e simplicidade ao educar ajudam a lidar com diferenças

Por isso, a melhor estratégia é tentar regular a dose de atenção.

Cada filho exige um tipo de cuidado diferente, pois apesar de receberem a mesma educação e o mesmo carinho, a forma como interpretam esses valores pode ser muito diversa; e nunca será idêntica.

Não há nada de mais em admitir uma maior afinidade com esse ou aquele filho, até porque, essa identificação costuma ser cíclica - assim como acontece nas relações de amizade, por exemplo. Assumir essas diferenças faz parte do processo de amadurecimento de pais e filhos.

É importante para a família inteira entender que as pessoas são diferentes e que, em diversas situações, é mais fácil se entender com um do que com outro.

“Os pais estão tão preocupados em não fazer distinção que acabam tratando todos os filhos como se fossem filhos únicos, e este é o maior problema”, analisa a psicóloga Liliane Chiaverini. “Seria interessante fazer uma auto-avaliação e tentar entender as necessidades de cada filho, sejam elas atenção, cuidado ou até mesmo autoridade. Bons ingredientes para lidar com essas diferenças: intuição, simplicidade, amor e exigência”.

Fonte: Liliane Chiaverini é psicóloga, especializada em crianças, adolescentes e adultos.

0 comentários: